Pesach: libertação da escravidão física e espiritual.

É claro que todos sabemos o que Pesah significa: “passar por cima” (cf Ex 12,13: Eu verei o sangue e passarei por cima de vossas casas.) Na verdade, Pesah celebra várias “passagens” … Em Pesah Haggada, o midrash central de Dt 26,5-8 é introduzido por duas referências bíblicas: a primeira é Dt 6,21: “Nós fomos escravos do Faraó no Egito, mas o Senhor nos tirou do Egito com mão forte”, a segunda parafraseia Jos 24,2: “Nossos antepassados ​​estavam servindo ídolos e o Senhor nos trouxe para o Seu serviço”. Os Sábios explicam como ambos são importantes e complementares. Um menciona a libertação da escravidão física, o outro da escravidão espiritual.

Segundo eles, o segundo é mais importante porque somos constantemente desafiados por todos os tipos de ídolos. Para ambos, a Mishna fala de “passar da humilhação para o louvor”, insistindo no fato de que a libertação não deve permitir que esqueçamos o antigo estado de onde viemos. Podemos ser livres somente se reconhecermos que somos escravos. É por isso que, dizem eles, comemos o “matza” (pão ázimo, um sinal de liberdade), juntamente com o “maror” (ervas amargas, um sinal de escravidão). Comê-los juntos nos faz assimilar a passagem, tornando-a parte do nosso Ser.

Para o fim da “Haggada”, a introdução ao Hallel (Salmos 113-118) recapitula as diferentes “passagens”: Da escuridão à luz, da escravidão à liberdade, da servidão ao serviço, da tristeza à alegria…

E cada Salmo do Hallel também expressa uma “passagem”. Começa com o Salmo 113: “Aleluia, Louvai os servos do Senhor, louvai o Nome do Senhor”. Em hebraico, “Eved” pode significar ao mesmo tempo escravo ou servo. Se somos “eved” de um tirano, somos escravos, e se somos “eved” do Senhor, somos servos, livres. E a tradição judaica interpreta: “Nós éramos escravos do Faraó, e quando o Senhor nos tirou do Egito, nós nos tornamos servos do Senhor. É por isso que podemos dizer “Aleluia”‘. Segundo eles, “Aleluia” é o louvor mais alto de Deus, porque combina o convite para louvar: “Hallelu”, louvor, e o nome do Senhor, “Ya” (abreviatura do nome impronunciável de Deus). Apenas um coração livre pode dizer “Aleluia”!

Daí, o Salmo 114 canta a passagem do Mar Vermelho. O Salmo 115 menciona a libertação da idolatria, Salmo 116, a passagem da angústia ao louvor. O Salmo 117 convida todas as nações a juntarem-se ao louvor, e o Salmo 118 culmina com a passagem da morte para a vida.

Podemos facilmente juntar-nos a este louvor como cristãos quando cantamos nosso Aleluia Pascal. Com Cristo passamos da morte para a vida. Nós assimilamos Sua “passagem” quando comemos seu corpo e bebemos seu sangue, e nós cantamos Aleluia como uma canção de vitória da vida sobre a morte para sempre.

Cristo, nosso “Pesah”, foi imolado; portanto, celebremos a festa, não com o velho fermento da malícia e do mal, mas com o pão ázimo da sinceridade e da verdade. (I Co. 5, 8)

Escrito pela Ir. Anne-Catherine Avril, NDS.

Tradução: Fr. Joel Moreira, NDS.

Comments

comments

Post Tagged with , ,

Comments are closed.